10ª Edição
Incertezas econômicas e políticas, oscilações em variáveis econômicas como taxas de juros, inflação entre outras, disputas geopolíticas, tem aumentado o rigor na avaliação de crédito e investimentos, por credores e potenciais investidores.
As demonstrações contábeis tem um papel fundamental no fornecimento de informações quantitativas e qualitativas, para avaliação da situação patrimonial e financeira das empresas/grupo econômico.
Nesse contexto, o curso tem como objetivo principal além de explicar o funcionamento e aplicação dos principais indicadores econômicos e financeiros, e reforçar os seguintes aspectos:
• Visão geral do cenário econômico e possíveis impactos nas demonstrações contábeis;
• Principais fundamentos e modelos de análise de balanços;
• Entendimento sobre conjunto completo das demonstrações contábeis obrigatórias: Balanço patrimonial (BP), Demonstração do resultado (DRE), Demonstração do resultado abrangente (DRA), demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) demonstração do fluxo de caixa (DFC) e Notas Explicativas.
•Visão geral do processo de elaboração das demonstrações contábeis (Reconhecimento, mensuração e divulgação de elementos das demonstrações contábeis) e pontos relevantes que devem ser avaliados pelos usuários das demonstrações contábeis;
• Visão geral do histórico de adoção das novas práticas contábeis e seus conceitos, incluindo entre outros os seguintes tópicos que tem impacto relevante na análise das demonstrações contábeis:
– Avaliação dos ativos e passivos o Conceito e quando aplicação do valor justo para ativos e passivos o Instrumentos financeiros
– Reconhecimento e mensuração o Provisões para perdas em ativos monetários e não monetários
– Quando se reconhece uma receita/despesa e de que forma o Ajuste a valor presente.
– Quando aplicar o Mensuração e reconhecimento de contingências
– Discussão sobre o regime de tributação (Lucro Real Versus Presumido) e os efeitos na demonstração do resultado, incluindo o reconhecimento de tributos diferidos (ativos e passivos)
•Apresentação e discussão de indicadores de avaliação como: Liquidez, Endividamento, grau de alavancagem, capital circulante líquido, giro de estoques, contas a receber, necessidade de capital de giro e ciclo operacional entre outros.
•Apresentação e discussão de indicadores como margem bruta e líquida, retorno sobre ativos (ROA), retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e retorno sobre os investimentos (ROI) além da decomposição dos indicadores.
•Apresentação e discussão do EBITDA (Ajustado ou não);
•EVA (Valor Econômico Agregado).
•Governança Corporativa e sua correlação com as demonstrações contábeis
•Análise da gestão de riscos nas notas explicativas
•Considerações sobre o Formulário de Referência (Empresas de Capital Aberto)
Diretores Administrativos e Financeiros, Contadores, Controllers, Administradores, Analistas e Consultores das Áreas Contábil, Tributária e Financeira bem como outros profissionais envolvidos nos processos de elaboração das demonstrações contábeis, divulgação e auditoria das demonstrações financeiras.
Exposição do conteúdo a ser abordado, utilizando-se de recursos multimídia, discussão e avaliação de situações comuns aos assuntos, bem como aplicação de exercícios e casos práticos quando necessário.
Marcelo José de Aquino
Auditor por mais de 30 anos, sendo 19 anos na KPMG (12 como sócio), Trevisan Auditores (6 anos), Campiglia Auditores e Planning Auditores;
Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School;
Mais de 30 anos de experiência em auditoria independente;